Tecnologia inovadora auxilia no controle de bolsas de sangue da FCecon do AM

Foto: Divulgação/Hemoam

Uma tecnologia inovadora tem sido usada para auxiliar o controle de bolsas de sangue da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). O projeto, que usa a tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência), recebeu fomento do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), para seu desenvolvimento, por meio do Programa Pappe Integração em parceria com a FINEP.

Intitulado “Controle de Bolsas de Sangue da FCecon Utilizando a Tecnologia RFID”, o projeto foi desenvolvido pela microempresa Label Evolution Desenvolvimento de Sistemas Tecnológicos LTDA, sediada em Manaus. O negócio é coordenado pelos sócios Daniel Leão Coelho e Mario Ramos Batista.

Segundo o coordenador Daniel Leão, a tecnologia já foi implantada e, atualmente, é utilizada pelos servidores da FCecon na gestão das bolsas de sangue da unidade hospitalar. A partir do desenvolvimento da tecnologia, outras mais puderam ser planejadas.

Desenvolvimento de software

A empresa de tecnologia existe há onze anos e conta com 23 colaboradores que atuam nas áreas de desenvolvimento de software, suporte ao cliente e comercial. Ainda conforme informações de Daniel, atualmente o grupo está desenvolvendo uma tecnologia para a Fundação Hospitalar de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Amazonas (FHemoam).

Com informações da assessoria