Terremoto atinge a Guiana e é sentido na região Norte do Brasil

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu o sul da Guiana neste domingo (31). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi registrado a cerca de 40 quilômetros da fronteira com o Brasil, no estado de Roraima, às 16h05 (de Brasília). Com informações do G1.

De acordo com a estimativa do USGS, o fenômeno pode ser sentido na maior parte de Roraima e em parte de Amazonas e Pará. Imagens gravadas na capital roraimense, Boa Vista, mostraram o momento em que o abalo foi registrado em uma casa. Não há relatos sobre danos.

Ainda segundo o observatório, a cidade brasileira mais próxima ao epicentro do terremoto é Bonfim (RR), a pouco mais de 80 km da origem do tremor e que faz fronteira com a guianense Lethem — a única ligação rodoviária entre os dois países (veja mapa no topo da reportagem). Moradores da capital da Guiana, Georgetown, também puderam sentir os abalos, segundo a imprensa local.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informação sobre danos a construções ou se o tremor deixou feridos na Guiana, no Brasil ou na Venezuela e no Suriname, países onde o abalo também foi sentido. O epicentro do terremoto estava a uma profundidade de 9,7 quilômetros, considerada relativamente rasa.