Teste rápido para HIV e atendimento médico serão oferecidos no Centro Magdalena Arce Daou

O evento encerra na terça-feira (17), com o tema “Amazonas integrado para o controle da TB e HIV".

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) vai estar com equipe de atendimento no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antonio, neste sábado (13), de 8h às 12h, com oferta de testes rápidos para diagnóstico de HIV e Sífilis. No local, a FMT, unidade vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), também disponibilizará consultas com dermatologistas, psicólogos e fisioterapeutas.

A ação faz parte do projeto “Saúde de Rua”, da Rede Amazônica de Televisão, criado com o objetivo de oferecer à população serviços relacionados à cidadania e saúde. Esse é o sétimo ano que FMT participa do evento. De acordo com a diretora presidente da instituição, Graça Alecrim, a atividade é importante, para alertar e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Sífilis. “Essa é uma oportunidade para que os profissionais de saúde ultrapassem os muros da instituição e fiquem mais próximos da população”, destacou.

A Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, que atua vinculada à FMT, vai realizar palestras sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Dermatologistas, psicólogos e fisioterapeutas estarão no local, para realizar o atendimento. Nos casos em que houver necessidade, o paciente será encaminhado para tratamento na unidade.

Com informações da assessoria