Turismo de cruzeiro: R$ 10 milhões injetados na economia amazonense

16
Ao todo, 15 embarcações passarão pelo estado- foto: Clóvis Miranda

Aproximadamente R$ 10 milhões foram injetados na economia amazonense, até o momento, com a vinda de 12 navios cruzeiros para o estado, na temporada 2018/2019. Na última sexta-feira (15), atracou no Porto de Manaus, centro, o 13° transatlântico, M/S Veendam, com quase dois mil turistas, sendo 1.350 passageiros norte-americanos e 557 tripulantes. Ao todo, 15 embarcações passarão pelo estado.

De acordo com a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Roselene Medeiros, que acompanhou o desembarque dos cruzeiros, a vinda dos turistas para o estado impacta na cadeia produtiva do turismo, gerando emprego e renda para a capital e o interior.

“São quase três milhões de dólares injetados no estado com a vinda dos cruzeiros. E isso movimenta toda a cadeia, com os prestadores de serviço turísticos. Porque o visitante vai conhecer nossos pontos turísticos, as nossas comunidades ribeiras, gerando renda e emprego a todos envolvidos na cadeia. Por dia, cada turista gasta em torno de cem dólares, injetando recurso na nossa cidade”, disse a presidente.

Segundo Roselene Medeiros, a comunidade da Boca da Valéria, em Parintins, vai receber ações da Amazonastur para fortalecer o turismo da região, cuja comunidade se consolidou como um destino turístico. “Esse cruzeiro Veendam passou pela Boca da Valéria, que é um atrativo a mais de Parintins. E nós vamos preparar a comunidade para a próxima temporada de cruzeiros. Vamos dar cursos para os piloteiros, os artesãos, para todos os envolvidos na cadeia, de forma que o atendimento seja de excelência, garantido emprego e renda naquela comunidade”, disse Roselene.

Parintins – Antes de desembarcarem na capital amazonenses, os cruzeiristas conheceram a comunidade Boca da Valéria (Parintins). O M/S Veendam, de origem da Flórida (USA), seguiu para Parintins.

Este é o segundo dos três navios previstos para o mês de março a passar pelo Amazonas. Aproximadamente quatro mil turistas estrangeiros, entre tripulantes e passageiros, movimentam a cadeia produtiva do turismo amazonense.

O próximo cruzeiro a aportar na capital é o Le Champlain, no dia 29. A temporada 2018/2019 encerra no dia 6 de abril, com a chegada do navio Seabourn Quest, com aproximadamente mil turistas.