Cidades

Vacinação contra sarampo e influenza terão mais de 100 pontos neste sábado

Os postos estratégicos serão instalados em locais como shoppings, supermercados, lanchonetes, escolas, drogarias e panificadoras- foto: arquivo/Semcom
Redação
Postado por Redação

Além das 62 Unidades de Saúde que estarão funcionando neste sábado (16), com intensificação vacinal contra sarampo e influenza, a Prefeitura de Manaus vai disponibilizar outros 47 pontos de vacinação em locais estratégicos, distribuídos nas zonas Sul, Leste, Oeste, Norte e Rural, e podem ser consultados no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Os postos estratégicos serão instalados em locais como shoppings, supermercados, lanchonetes, escolas, drogarias e panificadoras. A ação acontecerá das 8h às 12h, com exceção dos postos instalados nos shoppings, que terão horário diferenciado. A ação vai mobilizar aproximadamente 500 servidores da secretaria.

Nos shoppings Ponta Negra, Via Norte, Sumaúma, Amazonas, Plaza e Manauara, a vacinação irá acontecer das 14h às 20h. No Uai Shopping e no Shopping Grande Circular, na zona Leste de Manaus, as vacinas serão oferecidas no horário das 10h às 16h.

Recomendação

A recomendação é que a população procure um posto levando, preferencialmente, o cartão de vacina, para que os profissionais possam verificar a necessidade de imunização em cada caso.

Para a vacinação contra o sarampo, o público-alvo são pessoas na faixa etária de seis meses de idade até 49 anos. A vacina contra gripe, que imuniza contra os tipos influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, será oferecida para pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, professores das escolas públicas e privadas, crianças na faixa etária de seis meses a menor de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

“O público-alvo é selecionado entre a população que corre maior risco de desenvolver complicações graves a partir da ocorrência do sarampo ou da influenza, e a intensificação vacinal foi planejada para facilitar o acesso da população às ações de imunização”, explica Marcelo Magaldi.

Sarampo

Desde o início do surto de sarampo em Manaus, no mês de fevereiro, o município já registra 1.045 casos notificados da doença. Deste total, 147 foram confirmados, 75 descartados e 823 continuam em investigação (aguardando resultado laboratorial).

Com informações da assessoria

Comentários

Deixe um comentário