Cidades Destaques Saúde

Vacinação de amanhã mobiliza mais de 950 postos e 4,5 mil servidores

A novidade deste ano é a inclusão dos professores das escolas públicas e privadas- foto: divulgação/Assessoria
Redação
Postado por Redação

Toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está mobilizada para o Dia D de mobilização nacional, sábado (13), como parte da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em Manaus. Nesta data estarão disponíveis 959 postos de vacinação no município, com um total de 4,5 mil pessoas trabalhando para atingir a meta de 90% de vacinação na campanha.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados e assistidos pela SESAI), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A novidade deste ano é a inclusão dos professores das escolas públicas e privadas.

Vale ressaltar que portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber o imunobiológico, assim como, os professores também deverão apresentar documentos (crachá, contra cheque ou outro documento) que comprove a profissão.

O público alvo é de 407.316 de pessoas, distribuídas em: 64.214 de crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos; 99.100 crianças de 2 a 4 anos; 52.344 trabalhadores de saúde; 32.107 gestantes; 5.278 puérperas; 550 indígenas; 111.669 idosos e 42.054 indivíduos portadores de comobirdade. A meta é atingir 90% do público alvo, o que representa 366.585 pessoas, no mínimo, vacinadas contra a influenza, para isso será disponibilizado em torno de 500 mil doses de vacina.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário