Veja como conseguir emissão de RGs em domicílio para idosos ou PcDs com dificuldade de locomoção

foto: Raine Luiz

Nesta semana, equipes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizaram a emissão de documentos para quatro idosos, sendo três deles com dificuldades de locomoção. Um deles possui 101 anos, enquanto a esposa tem 91 anos idade. O serviço em domicílio é oferecido pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, explicou que o serviço é feito por meio de agendamento no Núcleo PcD, localizado na rua Salvador, bairro Adrianópolis. Posteriormente, após análise de documentos, é marcada a ida da equipe até a residência do solicitante para coletar as digitais e emitir o documento.

A secretária executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, acrescentou que o trabalho se estende para idosos. “Hoje, o serviço de emissão de RG em domicílio é muito importante não só para as Pessoas com Deficiência, que não podem comparecer à secretaria para fazer o documento, mas também para a pessoa idosa. Muitos têm a mobilidade reduzida, não conseguem sair de casa ou têm dificuldades para entrar no carro, ou a família não tem um meio de transporte próprio. Essa parte é que a secretaria atua, fazendo com que todas as pessoas tenham acesso ao direito”.

Para agendamento da emissão de documentos para idosos ou PcDs com dificuldade de locomoção, é necessário apresentar os comprovantes no Núcleo PcD da Sejusc de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h. Os documentos são:

– Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia)

– CPF (original e cópia)

– 3 fotos 3×4 (primeira via); 2 fotos 3×4 (segunda via)

– Laudo médico (em caso de PcDs)

– Caso o solicitante seja criança ou adolescente, é necessário o documento de um responsável.

Com informações do Governo do Amazonas*