Vereador Capitão Carpê solicita concurso público para Guarda-Municipal de Manaus

Foto: ítalo Sena

Durante a sessão parlamentar o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) solicitou ao Presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), a realização de um novo concurso público para Guarda-Municipal de Manaus.

O parlamentar se direcionou até a tribuna da CMM nesta segunda-feira demonstrando sua indignação perante a falta de segurança, precariedade na estrutura e ausência do equipamento de defesa, no que se refere ao armamento da Guarda-Municipal.

“Nossa guarda está sucateada é necessário reorganizar com urgência. A Guarda-Municipal precisa ser mais forte, armada, preparada e treinada não apenas para proteger o patrimônio, os guardas municipais exercem uma missão nos serviços de segurança pública para combater a violência e resguardar a vida do cidadão”, disse o vereador.

A reestruturação da Guarda-Municipal é uma promessa de campanha firmada pelo vereador em seu mandato. O Capitão Carpê viajou em dezembro do ano passado, para cidade de Balneário Camboriú, para conhecer o funcionamento e a estrutura da guarda. A cidade é conhecida pelo trabalho desenvolvido na GM, que é considerada a mais preparada no Brasil.

A Guarda-Municipal em Manaus tem um efetivo 434 servidores para atender a segurança patrimonial, unidades básicas de saúde, junta militar, terminais de integração e eventos.

“Se faz necessário solicitar um novo concurso público para aumentar o contingente da guarda. Pretendo buscar e implantar conhecimento para melhorar a estrutura. Precisamos prestar um serviço com mais segurança, dando mais condições, curso de formação, projeção salarial, conhecimento teórico e prático aos nossos guardas”, finalizou o vereador Capitão Carpê.

Violência contra Guarda-Municipal

No último fim de semana, guardas municipais que estavam trabalhando no Shopping Phellipe Daou, localizado na Avenida Camapuã, foram amarrados, esfaqueados e ameaçados por bandidos durante tentativa de assalto.

De acordo com informações, uma das vítimas mesmo com ferimento na cabeça, conseguiu fugir e pediu ajuda na avenida principal, onde encontrou uma viatura da polícia.

As vítimas foram encaminhadas ao Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo. Os assaltantes foram apresentados no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Armamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que integrantes de todas as guardas municipais do país podem portar armas de fogo durante o horário de trabalho e de folga.

Pela norma, o estatuto do desarmamento permite que cidades com mais de 50 mil habitantes mantenham guardas municipais armados.

As informações são da assessoria