Vereadores de Manaus aumentam verbas de gabinete em 83% e viram notícia nacional

Os vereadores de Manaus aprovaram, por maioria na Câmara Municipal (CMM), aumento das verbas de gabinete, na última sessão plenária do ano, que ocorreu na quarta-feira (15). O famoso “Cotão” a partir de janeiro vai aumentar de R$ 18 mil para R$ 33 mil por mês (83%). O plenário também aprovou o aumento do número limite de assessores de 30 para 45.

A votação ocorreu em caráter de urgência e dos 41 vereadores, 37 votaram a favor, em tempo relâmpago. A verba é utilizada em gastos dos vereadores com o mandato, mas o aumento é visto como ato imoral por vereadores de oposição, que foram contra o aumento, como o parlamentar Amom Mandel (sem partido).

No último sábado (19), o assunto ganhou repercussão em todo país em matéria do Jornal Nacional, que ouviu Amom Mandel sobre o assunto. “Acabaram fazendo uma matéria para esse Projeto de Lei que não era matéria para regime de urgência, acabasse entrando como regime de urgência, impedindo a discussão adequada da pauta”, argumentou.

De acordo com o vereador Rodrigo Guedes, o aumento do Cotão, não estava previsto na pauta do dia. “Foi colocado em votação no último dia da sessão, nos últimos minutos, não foi divulgado, eu atualizei várias vezes o tablet dos vereadores, a pauta do dia não estava divulgada, muito menos no dia anterior. Muito menos horas antes”, disse.

A verba serve para cobrir custos do mandato com combustível, aluguel de veículos, e internet. O projeto foi de autoria da mesa diretora da Casa, que tem como presidente, o vereador Davi Reis.

 

Portal Manaus Alerta