Boatos Tecnologia

Vídeo “Carnaval de Pipoca” é um vírus que hackeia celular, verdade ou boato?

Redação.
Postado por Redação.

Boato – Tem um vídeo no WhatsApp chamado carnaval de pipoca. Não abram em hipótese alguma. É um vírus que hackeia o celular. Se você mora em um país tropical chamado Brasil, já deve ter percebido que as coisas estão mais leves nos últimos dias. O motivo é simples: é carnaval. Se você duvida, a história de hoje mostra que até os boatos entraram no ritmo da folia. 

Circula por WhatsApp uma mensagem que aponta que há uma nova ameaça no aplicativo. Trata-se de um vídeo chamado Carnaval de Pipoca. De acordo com a mensagem, ele é um arquivo que hackeia o seu celular em 10 segundos e que “não dá para tirar em hipótese alguma”. Leia:

Tem um vídeo rolando no Whatsapp chamado *”carnaval da pipoca”*.  Se passarem pra você não abra em hipótese alguma.  Ele hackeia seu celular em 10 segundos e não dá pra tirar de jeito nenhum. Passem para outros grupos e o máximo de pessoas que você puder. Repassando!!

Vídeo Carnaval de Pipoca é um vírus que hackeia celular?

Por incrível que pareça, a mensagem se espalhou como rastilho de pólvora no aplicativo. Para você só temos duas coisas para dizer: se você já visitou o nosso site, sabe é que é falso. Se você caiu por aqui pela primeira, saiba que o alerta é falso. Esse “vídeo” Carnaval de Pipoca é mais um da imensa lista de boatos de vídeos “mortais que circulam pelo WhatsApp”. Neste texto, citamos sete deles. Mas se você não se lembra, já teve alerta sobre o “Ventiladores Cancerígenos”, “Dança do Marcelo Careca”, “Prenderam o Lula”, “Prenderam o Aécio” e outros.

A explicação para que o alerta sobre todos esses vídeos seja falso é simples. Não há como pegar um vírus de arquivo no WhatsApp. O aplicativo já está programado para enviar apenas alguns tipos de arquivos (vídeo, fotos, documentos). Mesmo que a pessoa tente enviar um vírus disfarçado de vídeo não vai conseguir. A única hipótese para “hackear” o celular de alguém seria por meio de um link. Mas, até o momento não vimos ninguém fazer isso com o tal vídeo Carnaval de Pipoca (ou outro da lista). Só por desencargo, tentamos procurar o tal vídeo Carnaval de Pipoca no Google para ver o que saia. Como é de se imaginar, não achamos nada. Quem sabe esse ano não aparece um vídeo desses.

Resumindo: o alerta que aponta que o vídeo Carnaval de Pipoca é um vírus que hackeia o seu celular é falso. Não passa de mais um boato que talvez não dure nem até a quarta-feira de cinzas.

Fonte: Boatos.org

Deixe um comentário