WhatsApp ou Skype: qual é o melhor para o seu negócio?

WhatsApp ou Skype: qual é o melhor para o seu negócio?
Manaus Alerta
Postado por Manaus Alerta

Nos últimos meses, o mundo vem vivendo um período de adaptação. Por conta do novo Coronavírus, as pessoas e as empresas estão tendo que se reinventar. Entre os ajustes que estão sendo realizados, estão os métodos de trabalho. Por necessidade, muitos colaboradores de diversas empresas estão trabalhando de casa, por esse motivo nunca foi tão importante ter acesso a softwares que facilitem a comunicação à distância. Entre as possibilidades de programas para se utilizar para este fim, Whatsapp e Skype aparecem como dois dos mais funcionais. O objetivo desse texto é esclarecer qual das duas opções é a mais adequada para o seu negócio.

SKYPE

O Skype é um software de conversa lançado em 2003. Ou seja, dos que ainda são utilizados, ele é um dos mais antigos do mercado. Por ter surgido muito antes dos smartphones, ele é um programa, inicialmente, destinado aos desktops. Além de reuniões e conferências via vídeo, também pode ser utilizado para realizar chamadas à distância gratuitamente.

WHATSAPP

Já mais recente, o Whatsapp foi lançado em 2009 e teve um crescimento exponencial em poucos anos. Devido ao seu sucesso, foi comprado pelo Facebook no ano de 2014 e ficou ainda mais popular do que já era. Tendo surgido já na era dos smartphones, seu foco principal são os dispositivos móveis, diferente do Skype. A funcionalidade mais utilizada por esse aplicativo é a troca de mensagens por textos, também sendo utilizados os áudios com certa frequência.

WEBCONFERÊNCIAS

Mas para utilização corporativa, qual dos dois é o melhor? Com a necessidade de realizar reuniões, às vezes até mesmo em grupo, ambos os softwares podem ser úteis. O Whatsapp permite realizar chamadas de vídeo com até oito pessoas simultaneamente. Ou seja, você quer colocar toda sua equipe em uma reunião de trabalho à distância, se o número de pessoas não for maior do que oito, o Whatsapp pode ser utilizado para este fim. Já se sua equipe for maior, o Skype aparece como uma boa opção para realizar videochamadas, já que, com ele, é possível realizar reuniões com até 50 participantes simultâneos.

MOBILIDADE

Por já ter sido criado com foco nos dispositivos móveis, o Whatsapp é o mais indicado para utilização no smartphone. Além disso, ele é mais dinâmico do que o Skype, já que, para utilizar o Whatsapp para realizar uma reunião, você precisa apenas ter o número de telefone de seus colegas de trabalho salvo em sua agenda. No caso do Skype, é necessário primeiro mandar um convite para o contato com o qual você deseja conversar, esperar que ele aceite e só então poderá criar uma sala de reuniões com essa pessoa. Caso seja para um fim mais urgente, o Whatsapp também é o mais indicado, já que, mesmo ele sendo mais recente, mais pessoas utilizam o aplicativo de maneira usual se compararmos ao número dos usuários frequentes do Skype, que é cerca de cinco vezes menor.

QUALIDADE

Ambos os softwares são bastante qualificados e possuem pontos positivos. No caso das chamadas de voz ou conferências por vídeo, o Skype tende a ter uma qualidade um pouco melhor, reduzindo a ocorrência de delay na troca de informações. Além disso, o áudio do Skype é transmitido em alta definição e a resolução da imagem, no caso dos vídeos, é de uma qualidade excelente.

Resumidamente, quando o assunto é qualidade de áudio e vídeo, o Skype acaba saindo na frente. Além disso, com esse software, você pode compartilhar sua tele e fazer apresentações multimídias para sua equipe, tornando consideravelmente ais útil para uma reunião corporativa.

MARKETING

Um dos diferenciais do Whatsapp é que, além do uso interno na empresa, ele possibilita a realização de ações de marketing, como conversar diretamente com seu consumidor. Além da conversa direta, é possível criar uma lista de transmissão com até 256 contatos, que irão receber sua mensagem simultaneamente, sem saber que mais pessoas também receberam. Isso acaba sendo muito útil no momento de trocar informações com o público, enviar promoções, lançamentos e afins. O Skype também pode ser útil no marketing da empresa em alguns casos, principalmente substituindo as ligações telefônicas de longa distância, que geralmente costumam ter um custo elevado. Com o software é possível realiza-las gratuitamente. Mas abordagens desse tipo estão cada vez mais incomuns, com as marcas tendo um contato mais direto com o público através dos canais digitais.

Com isso, chegamos à conclusão de que ambos os programas podem ser úteis para seu negócio, dependendo da situação para a qual ele for utilizado. Em alguns momentos, o Whatsapp pode ser mais vantajoso para você, em outros o Skype pode ser a melhor opção. Você deve aproveitar as funcionalidades de todos para melhorar sua logística interna e, até mesmo, impulsionar seu negócio.